Como fazer o projeto de sua casa

Como fazer o projeto de sua casa

Apesar de que atualmente  algumas pessoas ainda considerem dispensável fazer o projeto de sua casa é cada vez mais comum vermos construções sendo embargadas pelos órgãos  fiscalizadores por falta de projeto. Não é mais uma questão de luxo mas uma necessidade. Sem contar que uma obra quando segue um projeto pré-determinado apresenta algumas vantagens, entre elas a economia de tempo e material.

No entanto a maioria das pessoas comuns não sabem como fazer o projeto de sua casa. Este post foi elaborado visando nortear o cidadão menos informado para que o mesmo consiga elaborar uma boa planta e tenha êxito em sua obra.

Em primeiro lugar para se elaborar o projeto deve-se ter em mente o tipo de residência que se quer. Quantos quartos? Quantos banheiros? Haverá alguma suite? Como será a área externa? Terá área de lazer? Lavanderia? Garagem? Como deve ser a parte hidráulica? E a elétrica? Será adicionada proteção contra incêndio? Essas são apenas algumas das questões que devem ser levantadas.

Segundo procure na internet um modelo de projeto que satisfaça suas necessidades e que seja aproximadamente aquilo que você deseja. Essa não é uma etapa obrigatória mas pode evitar alguns transtornos e muita perca de tempo. Ter em mãos um projeto já pronto pode facilitar a visualização daquilo que se tem em mente e consequentemente acelerar o processo de criação do novo projeto.

planta de casa 3 quartos

Como fazer o projeto de sua casa

Terceiro, pegue o modelo de projeto que você encontrou e leve a um arquiteto já com as modificações pré-definidas. Caso o modelo que você encontrou seja exatamente o que deseja diga isso ao arquiteto e peça para que ele faça a planta de acordo com o lote que você possui. Nada impede que você mesmo faça a planta de sua residência, no entanto, isso demanda conhecimento na área de arquitetura ou pelo menos o manuseio de softwares voltados para essa área como o AutoCad por exemplo. Se a planta for feita por você mesmo não esqueça de que deve conter a assinatura e o carimbo de um arquiteto devidamente qualificado para que seja aceita pelos órgãos que vão liberar o início da construção e sua devida fiscalização.

E, por último, não se esqueça de que toda construção deve ser autorizada pela prefeitura de sua cidade. Com o projeto em mãos procure a Secretaria de Obras de seu município e dê entrada na solicitação para autorização da construção. Um fiscal será enviado ao local da obra e após verificação será feita a aprovação e liberação do início da obra.

 

Veja modelos de projetos de casa

planta de casa 3 quartos 33

planta de casa 3 quartos 3

planta de casa 3 quartos3

planta de casa 3 quartos3

 

planta de casa 2 quartos.

planta de casa 2 quartos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Facebook
  • Google+